buscar

Os humanos são justos?

Você já parou para pensar em algum tipo de programação de justiça? De acordo com uma primatologista, tantos os humanos quanto os macacos foram reestruturados para serem justos um com os outros e entre suas populações. Mas será que na prática isso realmente acontece?

Vida
3 meses atrás
Os humanos são justos?

Justiça significa um termo bem abrangente, mas ele corre pelo certo, então ser justo é ser honesto e dividir situações ou outros aspectos devidamente iguais, sem beneficiar mais um do que o outro, mas com os humanos isso está muito longe de acontecer.

Vamos entender como funciona essa programação, e se nesse mundo dos primitivos acontece exatamente como está para acontecer. Hoje vemos que no mundo dos humanos isso é difícil de acontecer, mas o que realmente muda em nossa genética ou na nossa criação?

Como funciona a cooperação entre os macacos-pregos?

A justiça é importante... tanto para as pessoas quanto para os primatas
A justiça é importante… tanto para as pessoas quanto para os primatas

Os macacos-pregos são muito inteligentes, de acordo com alguns estudos mais simplificados, pode-se perceber que eles preferem frutas mais adocicadas à vegetais como pepinos por exemplo. E como é possível saber disso? Simples, pois ao colocar esses dois alimentos, é só esperar para ver qual eles preferem escolher.

A questão é, diante de alguns experimentos com uma cientista, foi possível observar que era dado amendoim a um grupo de macacos, e um dos machos não recebeu esse “alimento” por ela. No entanto, ele sempre tentava trocar uma ração ou algo para ganhar esse pequeno tira-gosto dela também.

Era de se esperar que o macaco macho pudesse trazer algo em troca, mas algo interessante aconteceu, chegou uma hora que ele trouxe uma laranja, e agora você se pergunta “ué, mas ele não prefere a laranja ao amendoim? Pois ela é mais docinha, e sempre é a escolhida”. Sim, realmente a fruta é bem melhor que esse mero amendoim, mas o que essa situação quer dizer?

Isso significa que, segundo outros estudos, quando o macaco macho percebeu que os outros estavam recebendo o amendoim, ele também queria o mesmo, mesmo que ele preferisse a fruta. Se tratando de uma “justiça cooperativa” entre eles.

Nós humanos somos muito parecidos e obcecados com justiça, se você vê o outro ganhando mais do que você e trabalhando menos, a sua indignação ficará estampada, mostrando que não é justo aquela situação, e no mundo dos macacos acontece basicamente o mesmo, então não é justo um deles comer pepino e o outro uva, e vice-e-versa.

Justiça e Cooperação

Uma coisa que pode-se observar é que, o macacos-pregos acabam recusando a cooperação entre si, quando eles não recebem a sua recompensa pra isso, portanto isso só dá certo por curto prazo. Isso significa que eles aceitam a trabalhar juntos por um período de tempo curto, desde que isso possa ser equilibrado mais pra frente.

A diferença entre eles e nós seres humanos é exatamente a capacidade de reatar o futuro e planejar essas ações. Nós, nos indignamos com a injustiça entre um e o outro, tanto se fossemos beneficiados quanto prejudicados.

Evolução x Senso de justiça

De acordo com a teoria da evolução, a sobrevivência se dá pelo o ser que mais se adapta aquele lugar, ou seja, pensando um pouco no senso de justiça de nós seres humanos, se levarmos toda essa teoria a ferro e fogo, seria muito mais fácil ser mais beneficiado do que o outro, e por quê nos sentimos “mal” mesmo quando estamos nos sobressaindo lá na frente?

Acreditamos que a cooperação entre uma sociedade pode trazer muito mais do que se você conseguisse isso sozinho, não tem aquele ditado de “juntos vamos mais longe?” Essa seria a possível explicação do porquê vivemos em comum acordo, cooperando um com o outro.

Portanto, com as nossas evoluções, somos preparados para receber alguma perda em curto prazo, e que é preciso manter uma cooperação para manter esses relacionamentos futuros, ou seja, nós somos muito mais cooperativos um com os outros do que os macacos-pregos por exemplo.

Isso mostra claramente que todos os nossos sistemas jurídicos e outros funcionam por conta da nossa cooperação, de trabalharmos juntos em sociedade e funcionarmos basicamente de acordo para que esses sistemas possam fluir com os seus trabalhos.

Protestos

Uma das coisas mais comuns de enxergarmos essa situação são com protestos. Então se as pessoas que cooperam juntas se sentem injustiçadas em relação ao seu emprego, ou trabalho de professor em uma faculdade pública (que acontece muita greve), elas simplesmente param de trabalhar, para que esse sistema possa se reincorporar novamente de forma justa.

Uma das coisas mais comuns de enxergarmos essa situação são com protestos
Uma das coisas mais comuns de enxergarmos essa situação são com protestos

Um outro exemplo que vimos recentemente foi a greve dos caminhoneiros, pois foi preciso uma cooperação parar de trabalhar e se ajudar para conseguir que o sistema justo funcione, com isso muitos acabaram sendo prejudicados, e as pressas foi preciso rever toda a situação para voltar à normalidade.

Nós temos o poder de reconhecer quando algo não está certo ou justo na sociedade, isso se diz que, os que estão na parte inferior de uma pirâmide, se juntam e cooperam entre si para que os que estão acima não acaba aproveitando da situação desagradável de posicionamento dessa população.

Portanto, as diferenças básicas entre nós e os primitivos é poder reconhecer essa situação problema e sim tomar decisões para que o senso de justiça e cooperação entrem em perfeito equilíbrio novamente, mas infelizmente, hoje em dia é muito difícil quebrar alguns sistemas para restaurar o que é justo.

Devemos deixar o mundo melhor do que o encontramos
A questão é que não devemos apenas pensar no mundo para nós, mas sim para interesses futuros, é influenciar e garantir que instituições públicas e governamentais possam...
Você pode deixar de ser só um espectador
Portanto, posicione-se para todos os dias você se olhar no espelho e dizer “Eu sou uma pessoa íntegra”. Todos irão te olhar e apreciar o quão honesto você se tornou por...
Comunidades encontram soluções práticas para a crise climática
De alguns tempos pra cá, estamos precisando lidar com muitas mudanças climáticas, e outros fatores que influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, porém, estamos...
Como funcionam os testes de personalidade
Vamos aos exemplos pra você entender melhor sobre meu pensamento: Imagine que você está em uma entrevista de emprego que você quer muito, e então eles começam a te trazer...
Jeanne Calment: A supercentenária de 122 anos e 164 dias
Jeanne tinha o hábito de fumar dois cigarros ao dia e só parou com esse hábito aos 117 anos. Mas não pense que a mesma parou por conta da consciência do mal que fazia a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...