buscar

Medo de assombração pode ser uma boa, acredite!

Os filmes de terror estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. O enredo quase sempre segue um padrão de causar sustos no público e, por incrível que pareça, mesmo que utilizem o mesmo norte a décadas, ainda causam muito sustos.

Vida
7 meses atrás
Medo de assombração pode ser uma boa, acredite!

Repleto de assombrações, levamos esse medo que sentimos durante os filmes para nossas vidas, ou vai me falar que nunca teve um pingo de medo de ter um fantasma por perto de você? Mas por mais fantasioso que pareça, ter medo dessas assombrações é um excelente negócio, e o maior beneficiado é você!

O estudo

Afinal, por que temos medo das assombrações? Essa pergunta ficou “martelando” a cabeça de Beau Lotto por toda sua vida. Então, já adulto e formado como neurocientista, decidiu sanar sua dúvida.

Afinal, por que temos medo das assombrações?
Afinal, por que temos medo das assombrações?

É bom deixar claro que o assombro não se refere especificamente aos filmes de terror em sua totalidade, mas também da arte de surpreender aos outros. E quem são os maiores especialistas em causar assombros nas pessoas?

Se você já associou a palavra assombração com medo, o Cirque du Soleil jamais passaria pela sua cabeça, certo? Pois foi exatamente com eles em que Lotto realizou seu estudo para descobrir mais sobre os assombros.

 Pensem: qual é o nosso maior medo ao crescer, ou mesmo agora?

Pensem: qual é o nosso maior medo ao crescer, ou mesmo agora?

Nas apresentações do Cirque, foram medidas as atividades cerebrais das pessoas antes do espetáculo e depois do mesmo.

“A parte da frente do cérebro, o córtex pré-frontal, está a ser ‘downregulated’. A parte do cérebro chamada a “rede de modo padrão” que é a interação entre múltiplas áreas do cérebro está ativa durante um tipo de conceção, criando assim pensamentos mais criativos, criando assim o ‘upergulated’”, disse Beau em uma palestra para o TED.

Odiamos a incerteza. Odiamos não saber.
Odiamos a incerteza. Odiamos não saber.

E os resultados foram visíveis de forma perceptível: As pessoas responderam que tem maior predisposição a sentir assombro depois do espetáculo (com as imagens já formadas na cabeça) do que antes do espetáculo.

Porque ter medo de assombrações?

Agora você deve estar pensando: Por qual motivo ter medo de assombrações é algo benéfico para nós?

O ser humano tem sempre a disposição de querer saber o que está por vir, o que irá acontecer, enfim, um sentimento de ter o domínio. Então, por exemplo, em um lugar escuro, você não tem o total domínio do que está por vir, não sabe de nada. E isso causa o assombro.

Porque ter medo de assombrações?
Porque ter medo de assombrações?

Ter o assombro nos faz sentirmos mais atentos aos perigos e mais perceptíveis a pequenos detalhes que podem nos trazer perigo, pois afinal, se não esperarmos pelo assombro, ficamos completamente vulneráveis e frágeis para qualquer tipo de perigo.
Portanto, quando ouvir que alguém tem medo de aparecer um espírito a noite no corredor de casa, não saia rindo dela. Essa é a forma que a mesma encontrou para se manter atenta e evitar o máximo de perigos possíveis.

Jeanne Calment: A supercentenária de 122 anos e 164 dias
Jeanne tinha o hábito de fumar dois cigarros ao dia e só parou com esse hábito aos 117 anos. Mas não pense que a mesma parou por conta da consciência do mal que fazia a...
Como fazer um casamento com pouca grana
Os convites são um mimo a parte. Embora sejam muito legais, só são utilizados uma vez para cumprir sua função de avisar do evento e depois são deixados de lado ou até mesmo...
As emoções alteram o formato do seu coração
Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia,o chamado coração metafórico, e ao longo do tempo, as figuras passaram a ser pintadas de...
Não deixamos a dor pra trás, seguimos em frente com ela
O tempo todo, o dia todo, todos os dias, no mundo todo, coisas terríveis estão acontecendo, as pessoas sofrem perdas profundamente marcantes e traumáticas todos os dias, ou...
Melhore a função executiva do seu cérebro
A função executiva é uma importante área do cérebro responsável pelos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...