buscar

Medo de assombração pode ser uma boa, acredite!

Os filmes de terror estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. O enredo quase sempre segue um padrão de causar sustos no público e, por incrível que pareça, mesmo que utilizem o mesmo norte a décadas, ainda causam muito sustos.

Vida
3 semanas atrás
Medo de assombração pode ser uma boa, acredite!

Repleto de assombrações, levamos esse medo que sentimos durante os filmes para nossas vidas, ou vai me falar que nunca teve um pingo de medo de ter um fantasma por perto de você? Mas por mais fantasioso que pareça, ter medo dessas assombrações é um excelente negócio, e o maior beneficiado é você!

O estudo

Afinal, por que temos medo das assombrações? Essa pergunta ficou “martelando” a cabeça de Beau Lotto por toda sua vida. Então, já adulto e formado como neurocientista, decidiu sanar sua dúvida.

Afinal, por que temos medo das assombrações?
Afinal, por que temos medo das assombrações?

É bom deixar claro que o assombro não se refere especificamente aos filmes de terror em sua totalidade, mas também da arte de surpreender aos outros. E quem são os maiores especialistas em causar assombros nas pessoas?

Se você já associou a palavra assombração com medo, o Cirque du Soleil jamais passaria pela sua cabeça, certo? Pois foi exatamente com eles em que Lotto realizou seu estudo para descobrir mais sobre os assombros.

 Pensem: qual é o nosso maior medo ao crescer, ou mesmo agora?

Pensem: qual é o nosso maior medo ao crescer, ou mesmo agora?

Nas apresentações do Cirque, foram medidas as atividades cerebrais das pessoas antes do espetáculo e depois do mesmo.

“A parte da frente do cérebro, o córtex pré-frontal, está a ser ‘downregulated’. A parte do cérebro chamada a “rede de modo padrão” que é a interação entre múltiplas áreas do cérebro está ativa durante um tipo de conceção, criando assim pensamentos mais criativos, criando assim o ‘upergulated’”, disse Beau em uma palestra para o TED.

Odiamos a incerteza. Odiamos não saber.
Odiamos a incerteza. Odiamos não saber.

E os resultados foram visíveis de forma perceptível: As pessoas responderam que tem maior predisposição a sentir assombro depois do espetáculo (com as imagens já formadas na cabeça) do que antes do espetáculo.

Porque ter medo de assombrações?

Agora você deve estar pensando: Por qual motivo ter medo de assombrações é algo benéfico para nós?

O ser humano tem sempre a disposição de querer saber o que está por vir, o que irá acontecer, enfim, um sentimento de ter o domínio. Então, por exemplo, em um lugar escuro, você não tem o total domínio do que está por vir, não sabe de nada. E isso causa o assombro.

Porque ter medo de assombrações?
Porque ter medo de assombrações?

Ter o assombro nos faz sentirmos mais atentos aos perigos e mais perceptíveis a pequenos detalhes que podem nos trazer perigo, pois afinal, se não esperarmos pelo assombro, ficamos completamente vulneráveis e frágeis para qualquer tipo de perigo.
Portanto, quando ouvir que alguém tem medo de aparecer um espírito a noite no corredor de casa, não saia rindo dela. Essa é a forma que a mesma encontrou para se manter atenta e evitar o máximo de perigos possíveis.

Como ficaremos em 100 anos
Diante de toda a evolução que tem acontecido até agora, como por exemplo a modificação de bactérias, plantas e animais, será que os humanos também poderão evoluir ainda...
Tem como ter uma boa ideia sobre ideias? Alan Kay explica
Entender que "simples e compreensível" pode não ser realmente simples ou compreensível, e coisas que achamos serem complexas podem ser transformadas em simples e...
Porque escargot é tão popular?
O escargot é extremamente popular não apenas por conta de ser um prato refinado da cultura francesa, mas também por conta de seu sabor inigualável e, de quebra, uma fonte de...
Ser feliz é uma simples questão de hábito, será possível?
Na literatura, Oriental ou Ocidental, existem várias definições para felicidade, há quem diga que é apenas recordar o passado, e imaginar o futuro, mas nunca o presente....
Tem como aprender simplicidade, é simples!
Simplicidade, como a própria palavra já diz, são as coisas simples, nada de extravagâncias e excessos de ordem material, social ou psicológica. E o segredo para alcançar a...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...