buscar
´

Jeanne Calment: A supercentenária de 122 anos e 164 dias

Ver uma pessoa bater a marca dos 100 anos é algo realmente mágico. Quem lhes escreve teve a sorte de ver a bisavó alcançar a idade centenária e, por conta da raridade de tal acontecimento, rapidamente se torna memorável.

Vida
1 mês atrás
Jeanne Calment: A supercentenária de 122 anos e 164 dias

Mas você já se pegou pensando quem seria a pessoa mais velha da história? Pois bem, esse título pertence a francesa Jeanne Louise Calment, que viveu por incríveis 122 anos e 164 dias, mas para Calment a idade era apenas um número, e seu estilo de vida prova isso!

História de sua vida

Nascida em Arles, uma cidade próxima a Paris, Jeanne Louise Calment nasceu no dia 21 de fevereiro de 1875, sendo a filha mais nova do construtor de barcos Nicolas Calment e de Marguerite Guilles, pertencente a uma família de moleiros.

Já em 1896, com 21 anos, se casou com seu primo de segundo grau Nicolas Calment, um rico proprietário de lojas. Por conta de seu status, teve uma vida ociosa e praticou várias atividades como tênis, ciclismo, natação, piano e ópera. Com Nicolas, teve uma única filha chamada Yvonne Calment, que posteriormente teve um neto chamado Frédéric.

No ano de 1942, aos 74 anos, seu marido Nicolas morreria por conta de comer uma sobremesa de cerejas venenosas, mas Jeanne sobreviveu ao incidente.

Chegou aos 90 anos sem nenhum herdeiro direto, pois sua filha morreu de pneumonia em 1934 e seu neto em um acidente de carro em 1960. Por isso, aos 90 anos, decidiu fazer um acordo com o advogado André-François Raffray de 47 anos, onde o mesmo teria direito a sua herança contanto que pagasse a Jeanne 2500 francos mensais até o dia de sua morte.

Certidão de nascimento de Jeanne
Certidão de nascimento de Jeanne

Sua fama começou a aparecer quando em 1985, já com 110 anos, causou um pequeno incêndio em seu apartamento por conta de sua visão estar deteriorada. Decidiu mudar-se então para uma casa de repouso, mas seu nome já estava em evidência por conta de sua imagem.

Mas foi então em 1988 onde sua fama deslanchou de vez, onde participou da comemoração do centenário da estada de Van Gogh em Arles, onde conseguiu ser entrevistada por diversos jornalistas por ter conhecido o famoso pintor ainda em vida, se referindo ao mesmo como um homem mal-educado, sujo e grosseiro.

A partir deste momento, Jeanne já estava em completa evidência na mídia, se tornando notória no mundo por conta de sua idade extremamente avançada. Sua última aparição em público foi no seu último aniversário, onde em 21 de fevereiro de 1997 aos 122 anos foi anunciado que ela não apareceria mais em público por conta de seu estado de saúde ter piorado. Morreu por causas naturais em 4 de agosto do mesmo ano.

Como chegou a essa idade?

O modo em que Jeanne Calmet chegou até essa idade é um verdadeiro mistério, afinal ela foi a única pessoa a ter registros verídicos de que viveu mais do que 120 anos.

Lembra quando foi dito que a mesma praticava diversas atividades? Pois bem, a esgrima ela praticou até seus 85 anos enquanto o ciclismo mesmo na casa dos 100 ainda praticava!

Calment com 20 anos em 1895
Calment com 20 anos em 1895

Além disso, Jeanne vivia sorrindo e fazia questão de ressaltar o quanto importante era estar sempre com um sorriso no rosto. Inclusive, dizia que não utilizava rímel porque costumava rir até chorar frequentemente.

A junção da prática de esportes com o bom humor a levou aonde Jeanne chegou. Certa vez em uma entrevista, um repórter lhe disse “Nos vemos! Quem sabe no ano que vem…”, enquanto ela respondeu: “E por que não? Você não parece estar tão mal, apesar de tudo!”

Curiosidades

Existem várias curiosidades sobre Jeanne Calment. Uma delas é que, por infelicidade do destino, partiu bem depois tanto de sua filha quanto de seu neto, como bem foi mencionado acima.

Falando ainda de pessoas que partiram, lembra-se do advogado que ela havia feito o acordo? Pois bem, ele morreu em 1995 vítima de um câncer aos 77 anos, fazendo com que sua viúva tivesse que continuar pagando o acordo para Jeanne. Outro ponto curioso desta história é que em 10 anos o valor normal do apartamento já havia sido pago para Jeanne!

Com toda sua fama conquistada, começou a aparecer na mídia de diversas formas, desde uma figuração no filme Vincent et moi, se tornando a pessoa mais velha a aparecer em um filme, até um documentário sobre sua vida e um CD com quatro faixas de rap cantadas por Calment com seus 121 anos.

Jeanne tinha o hábito de fumar dois cigarros ao dia e só parou com esse hábito aos 117 anos. Mas não pense que a mesma parou por conta da consciência do mal que fazia a saúde, mas na verdade, foi por conta de que já estava praticamente cega e não queria mais pedir isqueiros aos outros!

Dúvidas quanto a sua idade

Mesmo após sua morte, muitas teorias começaram a surgir sugerindo que Jeanne não teria aquela idade tão avançada, mas quase nenhuma destas hipóteses seguiram adiante.

Até que em 2018 um estudo do gerontologista russo Valery Novoselov e o matemático Nikolay Zak chegaram a conclusão de que em 1934 a verdadeira Jeanne Calment teria morrido e que sua filha Yvone teria tomado seu lugar para evitar ter que pagar os impostos hereditários altíssimos da França, fazendo com que a filha fingisse ser a mãe até o dia de sua morte, com 99 anos na verdade.

Juntando algumas evidências como aspectos físicos e o atestado de óbito de Yvone, o artigo de Zak conseguiu que seu artigo fosse publicado na revista Rejuvenation Research, fazendo com que seu texto ganhasse mais notoriedade e postagens referente a sua pesquisa. Porém, de acordo com um estudo feito pelo hospital de Genebra, o artigo de Zak era “infundado”, levando em consideração toda a conspiração e a chance, mesmo que baixíssima, de uma pessoa chegar a essa idade ser provável.

Se toda essa conspiração é verídica ou não, nunca saberemos ao certo. Mas a história que Jeanne construiu e sua marca histórica jamais serão esquecidos, afinal, estamos falando da pessoa mais velha que se tem registros a habitar o planeta terra!

*Com informações do Wiki, G1 e Elpais.

Como fazer um casamento com pouca grana
Os convites são um mimo a parte. Embora sejam muito legais, só são utilizados uma vez para cumprir sua função de avisar do evento e depois são deixados de lado ou até mesmo...
As emoções alteram o formato do seu coração
Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia,o chamado coração metafórico, e ao longo do tempo, as figuras passaram a ser pintadas de...
Não deixamos a dor pra trás, seguimos em frente com ela
O tempo todo, o dia todo, todos os dias, no mundo todo, coisas terríveis estão acontecendo, as pessoas sofrem perdas profundamente marcantes e traumáticas todos os dias, ou...
Melhore a função executiva do seu cérebro
A função executiva é uma importante área do cérebro responsável pelos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e...
O sono é um superpoder
Durante uma boa noite de sono, coisas maravilhosamente boas acontecem tanto no cérebro quanto no corpo, e ao contrário, coisas assustadoramente ruins acontecem quando não...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...