buscar

É possível analisar celebridades?

Todos nós temos uma certa fixação por alguma celebridade, seja cantor, ator ou artista. Há quem considere eles até como inspiração na vida.

Vida
1 mês atrás
É possível analisar celebridades?

A celebridade nasce da fotografia, uma simples foto pode nos fazer acreditar no que não é verdade. Elas seduzem às existência dentro da mente coletiva, sem que nós sequer saibamos que isso acontece, nem como isso acontece.

Um trabalho incrível

Alison Jackson é uma artista britânica que explora a cultura das celebridades criada pelas indústrias de mídia e publicidade. Jackson faz trabalhos para jornais, revista e TV sobre celebridades fazendo coisas em privado, usando modelos parecidos.

Em uma palestra TED de julho de 2005, ela conta como cria esse trabalho. “Então eu comecei a fazer referência a essa cultura visual fiz fotos granuladas, fotografei através de entradas e janelas, e assim por diante para provocar o público ou o observador um pouco mais, em termos de tentar fazer o observador mais consciente de seu próprio voyeurismo.” Disse Alison Jackson.

O que a artista Alison Jackson faz é usar sósias, pessoas parecidas com celebridades famosas para criar um seleção de fotos, mostrando o que esses famosos poderiam estar fazendo em seus momentos particulares. Tudo isso é na verdade considerado com um trabalho humorístico.

“E eu acho que realmente não importa se meu trabalho é considerado engraçado, em certo sentido, eu acho que é um caminho para eu lidar com a importância das imagens, e como interpretamos todas as nossas informações através de imagens.” Relata a artista.

Qual a importância das celebridades em nossas vidas?
Qual a importância das celebridades em nossas vidas?

O interessante é em como não se pode confiar na própria percepção. Ao ver um trabalho de Alison Jackson, realmente pode se pensar que é real. “Eu estou fascinada em como o que você pensa que é real não é necessariamente real e como a câmera pode mentir.” Disse ela.

E tudo é feito de maneira muito fácil, basta colocar perucas e maquiagens em uma pessoa, e a fotografá-la de um bom ângulo, que ela se torna idêntica à celebridade.

É incrível como a fotografia pode nos seduzir, e como isso é mais interessante de observar do que a realidade de fato. Ao mesmo tempo que isso nos distancia do objeto real.

A fotografia logo se torna uma provocação, que incita o desejo que temos em saber o que nossos artista famosos fazem, o chamado voyeurismo, uma desordem sexual que consiste na observação de uma pessoa no ato de se despir, nua ou realizando atos sexuais e que não sabe que está sendo observada.

“É com esse desejo, com essa idéia, que eu acredito estar lidando em meu trabalho. Eu não estou totalmente interessada nas celebridades em si. Eu estou interessada na percepção das celebridades. E alguns sósias, são tão bons. Você não consegue dizer se são reais ou não.” Expressa Alison Jackson.

Ao fazer fotografias que parecem mostrar nossas celebridades favoritas fazendo o que nós, secretamente, gostaríamos de as ver fazendo
Ao fazer fotografias que parecem mostrar nossas celebridades favoritas fazendo o que nós, secretamente, gostaríamos de as ver fazendo

O modo em como interpretamos todas as nossas informações através de imagens, é um modo extremamente rápido de absorver informação. É extremamente difícil, por isso toda imagem é construído corretamente, e existem técnicas de construção de imagens icônicas.

Para não haver erros, Alison Jackson usa um grande aviso posto em tudo que ela faz, ela cria certas narrativas sobre celebridades européias e britânicas, e comentários sobre figuras públicas.

Por fim diz a artista Alison Jackson:

“O que você não pode ter, você quer mais. Logo, na fotografia, o objeto real não existe. Isso faz com que você queira mais a pessoa. E é desse modo que eu imagino que funcionam as revistas de celebridades hoje. Quanto mais fotos você vê dessas celebridades, mais você quer saber sobre elas, mas você não conhece elas, e você quer conhecer elas mais”.

O sono é um superpoder
Durante uma boa noite de sono, coisas maravilhosamente boas acontecem tanto no cérebro quanto no corpo, e ao contrário, coisas assustadoramente ruins acontecem quando não...
Como ficaremos em 100 anos
Diante de toda a evolução que tem acontecido até agora, como por exemplo a modificação de bactérias, plantas e animais, será que os humanos também poderão evoluir ainda...
Tem como ter uma boa ideia sobre ideias? Alan Kay explica
Entender que "simples e compreensível" pode não ser realmente simples ou compreensível, e coisas que achamos serem complexas podem ser transformadas em simples e...
Porque escargot é tão popular?
O escargot é extremamente popular não apenas por conta de ser um prato refinado da cultura francesa, mas também por conta de seu sabor inigualável e, de quebra, uma fonte de...
Ser feliz é uma simples questão de hábito, será possível?
Na literatura, Oriental ou Ocidental, existem várias definições para felicidade, há quem diga que é apenas recordar o passado, e imaginar o futuro, mas nunca o presente....

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...