buscar
´

Como funcionam os testes de personalidade

Você já parou pra pensar em quantos tipos de personalidades existem por aí? E que talvez a gente nem se dê conta que temos mais de uma implantada em nossas mentes? É uma loucura de se pensar não é mesmo? Mas existem várias delas e vamos comentar um pouco sobre como elas funcionam.

Vida
7 meses atrás
Como funcionam os testes de personalidade

É ideal sempre termos uma noção de qual personalidade nos move no dia a dia, pois assim, saberemos como controlar as nossas emoções e decisões, e fugir daquelas ocasiões que nos descontrolam ou causam algum tipo de conflito a nós mesmo.

É sempre importante você se conhecer, sabe quais seus gostos, qual a sua personalidade e observar em quais etapas você passa para tomar uma decisão, e saber quais são os seus embasamentos e fundamentos para viver um dia de cada vez. Vamos conhecer um pouco sobre personalidades.

O que é personalidade?

Você já parou pra pensar em quantos tipos de personalidades existem por aí?
Você já parou pra pensar em quantos tipos de personalidades existem por aí?

A personalidade é algo muito abstrato de se dizer em apenas uma palavra, pois o seu significado varia e abrange grande parte de suas características, baseadas no que você faz, pensa e em suas próprias ações também, cada um tem a sua individualidade, porém apresentam algumas semelhanças.

Todo individuo possui uma personalidade, e como falamos acima, ela é baseada em diversas características que nos compõe, então ao mesmo tempo que ela é algo relativo, também pode se parecer com as características de outro indivíduo.

Ela é baseada em diversos conceitos, como criatividade, Inteligência, forma física, comportamento, percepção e vários outros aspectos que influenciam diretamente ou indiretamente na personalidade de alguma pessoa, ela se resume em nesse conjunto de características.

O que é um teste de personalidade?

É ideal sempre termos uma noção de qual personalidade nos move no dia a dia
É ideal sempre termos uma noção de qual personalidade nos move no dia a dia

Há muito tempo atrás, mãe e filha desenvolveram questionários para “entender” as características de alguém baseada em 16 diferentes tipos de personalidade, então se juntou vários aspectos importantes para a definição e acabou criando alguns questionários.

O objetivo desses testes e questionários, é tentar chegar o mais próximo possível de alguns traços individuais que marcam a pessoa, diante de algumas resposta que ela irá propor, assim chegará a um resultado mais “definido”.

Então, esses resultados devem ser estudados e analisados para chegar a uma personalidade “pré-definida”, e por que usamos essa palavra? Porque, as ações das pessoas mudam de acordo com circunstâncias, criações, valores, e inúmeros aspectos, então não é tão correto, definir a personalidade de alguém em apenas uma única característica.

O teste de personalidade, é realmente importante?

Vamos falar um pouco sobre alguns pontos importantes desses questionários. Você já parou pra observar que esses tipos de testes são utilizados em escolas, empresas, e demais particularidades? Então, porém agora eu te pergunto, será que as pessoas são totalmente honestas com essas questões?

Vamos aos exemplos pra você entender melhor sobre meu pensamento: Imagine que você está em uma entrevista de emprego que você quer muito, e então eles começam a te trazer alguns questionários para você contar um pouco mais sobre sua personalidade. Quando chega em algumas questões como: “Você trabalha bem em equipe?”, “Você é uma pessoa organizada?”. Perceba como essas questões gira em torno de uma resposta muito objetiva, mas na realidade, existem outros lados dessa pergunta que você deve se avaliar.

Como é trabalhar bem em equipe? Será que as pessoas que compõe a mesma tem o mesmo pensamento e ideais que você? Será que você está em um grupo que não condiz com as suas atitudes, ou que você simplesmente não tem ou tem afinidade? Existe uma série de questões que precisam ser avaliadas em diferentes pontos de vista, para você dar uma resposta objetiva.

Vamos ao exemplo de um aluno na escola, você já viu aquele teste “vocacional”? Isso é interessante? Sim e não ao mesmo tempo, pois quando você mostra a um adolescente que está em dúvidas sobre o que quer seguir, que aquela característica não serve pra ele, você acaba o limitando ele a redescobrir uma nova habilidade, então ao invés de expandir as áreas, você acaba diminuindo.

Mas agora você me pergunta, é ou não é importante esses questionários? Sim, ele é muito relevante, quando usado de forma específica a alguns assuntos e situações, além disso, ter outros parâmetros coadjuvantes para entender melhor sobre a personalidade de alguém.

A personalidade muda?

Uma pergunta que sempre gosto de colocar em questão é: Você tem a mesma mentalidade que tinha, há 10 anos atrás? Muitas pessoas creem que as mudanças sobre si próprio ou sobre o outro, não acontecem, e de fato, elas estão constantemente acontecendo, sem que você nem perceba em seu dia a dia.

Um exemplo, hoje você está com muita vontade de comer carne, mas ontem você estava com vontade de comer macarrão de alho e óleo, percebeu como houve uma mudança ali? De opinião, de vontades e até mesmo de circunstâncias.

E por que eu toquei nesse tópico? Porque com a personalidade é quase a mesma coisa, pois ela sofre alterações de acordo com inúmeras situações, em que hoje, podemos ter uma característica diferente a uma situação apresentada, e amanhã isso pode mudar.

Então a personalidade não é algo único, em que se define em uma só palavra, mas sim, um aspecto na nossa mente que muda constantemente, de acordo com diversas influências.

Vamos a um outro exemplo: Existe um psiquiatra chamado Carl Jung, definiu a palavra “introvertido” como uma pessoa que segue seus princípios e valores independente da circunstância apresentada; E “extrovertido”, a alguém que se molda com algumas situações.

Entretanto, atualmente uma pessoa introvertida significa que ela não é sociável, e gosta de viver em seu mundo, e um alguém extrovertido, é uma pessoa completamente aberta e que vive de modo sociável, gastando suas energias por fora. Mas e alguém que é os dois? Seria um ambivertido, que fica no meio das duas extremidades.

Então você consegue perceber que existe um “meio termo” e que dia a pós dia, ou anos após anos, essas suas características podem acabar mudando? Por isso, ainda precisa de muitos estudos para entender melhor, como podemos chegar o mais próximo de “definir” uma personalidade.

Quais são os testes de personalidade mais utilizados?

É sempre importante você se conhecer, sabe quais seus gostos, qual a sua personalidade e observar em quais etapas você passa para tomar uma decisão
É sempre importante você se conhecer, sabe quais seus gostos, qual a sua personalidade e observar em quais etapas você passa para tomar uma decisão

Vamos citar alguns testes que são mais utilizados no dia a dia, como o TAT (Teste de Apercepção Temática), o indivíduo deve “contar” uma história sobre a imagem que vê; MMPI (Minnesota Multiphasic Personality Inventary), que é classificado em três respostas “certo”, “errado” e “não sei”; Rorscharch, onde a pessoa observa algumas figuras abstratas e precisa dizer com o que elas se parecem; Árvore, o indivíduo precisa desenhar uma árvore.

Existem alguns outros testes que você pode fazer de modo online, para entender um pouco mais sobre você, são eles: Teste de liderança, DISC e Eneagrama.

Estilo de vida: Surf
“O mar cria ilusões, a onda as questões, o surf as respostas.” Vício em dopamina, adrenalina na veia, busca incessante em domar o mar. Poucos esportes radicais proporcionam...
Como organizar a vida em meio a tanta correria
Se mesmo com dedicação e foco, você perceber que a tarefa não está fluindo, refaça o planejamento. Não desista e tente outra estratégia para conseguir finalizar aquilo que...
Devemos deixar o mundo melhor do que o encontramos
A questão é que não devemos apenas pensar no mundo para nós, mas sim para interesses futuros, é influenciar e garantir que instituições públicas e governamentais possam...
Você pode deixar de ser só um espectador
Portanto, posicione-se para todos os dias você se olhar no espelho e dizer “Eu sou uma pessoa íntegra”. Todos irão te olhar e apreciar o quão honesto você se tornou por...
Comunidades encontram soluções práticas para a crise climática
De alguns tempos pra cá, estamos precisando lidar com muitas mudanças climáticas, e outros fatores que influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, porém, estamos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...