buscar

As pessoas vão comer menos carne no futuro?

Há 50 anos, ambientalistas, especialistas em saúde global e defensores dos animais têm implorado ao público para que coma menos carne. No entanto, o consumo de carne per capita é o mais alto na história documentada. Em 2013, de acordo com os últimos dados disponíveis, o Estados Unidos ficou no topo do ranking em consumo médio de carne por pessoa anualmente, com 125 kg.

Vida
3 dias atrás
As pessoas vão comer menos carne no futuro?

A produção convencional de carne prejudica nosso meio ambiente e apresenta riscos à saúde global, mas as pessoas não vão comer menos carne, a menos que haja alternativas que custem o mesmo (ou menos) e que tenham o mesmo sabor (ou melhor).

Conheça o problemas

O planeta está necessitando de uma reforma na agricultura global, pois de acordo com uma pesquisa de 30 dos principais cientistas do mundo, a produção de carne está destruindo nosso planeta e prejudicando a saúde em geral.

A produção convencional de carne prejudica nosso meio ambiente e apresenta riscos à saúde global
A produção convencional de carne prejudica nosso meio ambiente e apresenta riscos à saúde global

Mas não é só isso, além de contribuir para a mudança climática, a resistência aos antibióticos representa uma ameaça semelhante. Administram doses enormes de antibióticos em animais criados em fazendas. Estes antibióticos estão se transformando em superbactérias que ameaçam torná-los obsoletos num curto espaço de tempo.

Superbactérias resistentes a antibióticos mataram dezenas de milhares de pessoas na América do Norte apenas no ano passado. Até 2050, esse número será de 10 milhões por ano no mundo. E as mudanças climáticas representam uma ameaça existencial para grandes parcelas da pessoas em um todo, incluindo algumas das pessoas mais pobres na face da Terra.

As mudanças climáticas representam uma ameaça existencial para grandes parcelas da pessoas em um todo
As mudanças climáticas representam uma ameaça existencial para grandes parcelas da pessoas em um todo

Mudança climática e resistência aos antibióticos são fortemente crises globais. A produção de carne está agravando essas crises em escala mundial. Como o consumo de carne aumenta cada vez mais, nessa nossa trajetória será preciso produzir 70 a 100% mais carne até 2050. O que exige uma solução global.

O inovador em alimentos e Bolsista TED, Bruce Friedrich, relatou em uma palestra ministrada em abril de 2019 para a TED, produtos à base de plantas e células que podem transformar em breve a indústria global de carne, e também o cardápio de muita gente.

“Precisamos produzir a carne que as pessoas amam, mas de uma maneira totalmente nova. Eu tenho algumas ideias.” Disse Friedrich.

Uma das ideias de Bruce Friedrich é que cultivemos mais carne de plantas, ou seja, em vez de cultivar plantas para os animais, e toda essa ineficiência, temos que cultivar as plantas, transformá-las e fazer carne à base delas.

A outra ideia é que, para uma carne animal real, pode-se cultivá-la diretamente das células. Isso quer dizer que, em vez de criar animais vivos, devemos cultivar as células diretamente. O tempo para uma galinha atingir o peso de abate é de seis semanas, e se cultivada as células diretamente, pode-se obter esse mesmo crescimento em seis dias.

Uma das ideias de Bruce Friedrich é que cultivemos mais carne de plantas
Uma das ideias de Bruce Friedrich é que cultivemos mais carne de plantas

Algumas empresas já têm produzido carne de plantas que os consumidores não conseguem nem distinguir da carne animal real, e de outro lado também já existem dezenas de empresas que cultivam carne animal real diretamente das células.

“Esta carne à base de vegetais e de células dá aos consumidores tudo o que eles amam: o gosto, a textura e assim por diante, mas sem necessidade de antibióticos e com uma fração do impacto negativo no clima. E porque essas duas tecnologias são muito mais eficientes, na produção em escala esses produtos serão mais baratos.” Afirma o inovador em alimentos.

Solução

O problema é que, as empresas de plantas investiram pequenas fortunas em seus hambúrgueres e a carne baseada em células ainda não está sendo comercializada. Então, a ideia de revolucionar a produção de carne depende do empenhos de todas as pessoas.

Para começar, é necessário que as próprias empresas atualmente que produzem carne, se transformem. Além disso, também precisará de um bom marketing e principalmente da conscientização da enorme base de consumidores de carne.

Bruce Friedrich argumenta que “Nós também precisamos dos governos. Eles gastam dezenas de bilhões de dólares todos os anos em pesquisa e desenvolvimento focado na saúde global e no meio ambiente. Eles deveriam investir um pouco desse dinheiro para otimizar e aperfeiçoar a produção de carne à base de plantas e de células.”

A ideia de revolucionar a produção de carne depende do empenhos de todas as pessoas
A ideia de revolucionar a produção de carne depende do empenhos de todas as pessoas

Com todos os problemas existem em consumir carne temos que dedicarmos nas soluções. “Vamos fazer carne de plantas. Vamos cultivá-la diretamente das células. Já passou da hora de mobilizamos os recursos necessários para a próxima revolução agrícola global.” Finalizou Bruce Friedrich.

Maneiras de medir e melhorar sua capacidade
Estamos entrando num futuro em que QI e QE importam muito menos do que a rapidez com que conseguimos nos adaptar. Existem praticamente três maneiras de medir nosso QA (quociente...
A linguagem modela nosso pensamento
O mundo inteiro é pautado de conhecimentos. Sejam lá eles quais forem, apenas de uma forma eles podem ser transmitidos para outras pessoas: Através da...
Como escolher o vestido de acordo com seu corpo
Vestidos de festa para cada tipo de corpo, descubra o vestido ideal de acordo com cada corpo, valorize os pontos fortes do seu corpo disfarçando aqueles defeitinhos que você...
Vestidos de convidadas para casamento devem ser escolhidos com sabedoria
Quando somos convidadas para um casamento, surgem todas as dúvidas possíveis então como escolher um vestido, se ha uma verdadeira infinidade de modelos e cores à disposição...
Como escolher o sapato feminino certo
É, relativamente fácil saber qual o sapato certo para cada ocasião, normalmente, a peça de roupa você já tem, mas qual o...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...