buscar

As emoções alteram o formato do seu coração

Ao longo da história, as pessoa têm associado o coração como o símbolo da vida emocional, considerado por muitos o centro da alma, o repositório das emoções. No entanto, essa ligação é real, as emoções têm um efeito físico direto no coração humano.

Vida
2 anos atrás
As emoções alteram o formato do seu coração

Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia, o chamado coração metafórico, e ao longo do tempo, as figuras passaram a ser pintadas de vermelho, a cor do sangue, um símbolo da paixão. Na Igreja Católica romana, a figura do coração se tornou conhecida como Sagrado Coração de Jesus. Adornada com espinhos e emitindo uma luz etérea, se tornou uma insígnia do amor monástico. Essa associação entre o coração e o amor vem tomando força na modernidade.

O coração é o responsável pelas emoções?

De forma misteriosa nossas emoções impactam a saúde do nosso coração, levando-o a mudar de formato em resposta à angústia ou ao medo e a literalmente se partir em resposta à angústia emocional.

O coração, diretamente, não é a fonte do amor ou de outras emoções, necessariamente, mas é claro que existe uma conexão extremamente íntima entre o coração e as emoções.

“O coração pode não ser a fonte dos nossos sentimentos, mas é intensamente sensível a eles.” Disse o cardiologista e autor Sandeep Jauhar, em uma palestra TED de julho de 2019.

Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia
Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia

De certo modo, o medo e a tristeza, podem causar profundo dano cardíaco. Os nervos que controlam processos inconscientes, como o batimento cardíaco, podem sentir a aflição e desencadear uma reação inadequada de fuga ou luta que faz os vasos sanguíneos se retraírem, o coração se acelerar e a pressão sanguínea subir, causando danos.

Portanto, pode-se dizer que, mesmo que as emoções não estejam contidas no coração, o coração emocional coincide em parte com seu equivalente biológico, de formas surpreendentes e misteriosas.

 Nenhum outro órgão, talvez nenhum outro objeto na vida humana, está tão imbuído de metáforas e significados quanto o coração humano

Nenhum outro órgão, talvez nenhum outro objeto na vida humana, está tão imbuído de metáforas e significados quanto o coração humano

Há uma doença que altera o forma do coração, chamada de “cardiomiopatia de takotsubo”, ou melhor, “síndrome do coração partido”, na qual o coração se enfraquece gravemente em reação a forte estresse ou sofrimento, como o fim de um relacionamento ou a morte de um ente querido. O takotsubo é um vaso japonês com base larga e gargalo estreito, ele se refere a síndrome do coração partido porque o coração infla até se parecer distintamente com um takotsubo.

A morte por luto tem sido observada em cônjuges e irmãos. Corações partidos são mortais literal e figurativamente. Essas associações são válidas até para animais.

Um registro da nossa vida emocional está inscrito em nosso coração
Um registro da nossa vida emocional está inscrito em nosso coração

“Atualmente, os cuidados com o coração deixaram de ser uma área dos filósofos, que refletem sobre o significado metafórico do coração, e se tornaram a esfera de médicos como eu, empregando tecnologias que, até mesmo um século atrás, devido ao status elevado do coração na cultura humana, eram consideradas tabu. Nesse processo, o coração foi transformado de objeto quase sobrenatural impregnado de metáforas e significados a uma máquina que pode ser manipulada e controlada. Mas esse é o elemento crucial: percebemos agora que essas manipulações devem ser acompanhadas pela atenção à vida emocional que, por milhares de anos, acreditou-se que o coração controlava.” Contou Sandeep Jauhar.

Apesar de tudo, correlação não prova causalidade. Há quem diga que o estresse leve a hábitos pouco saudáveis e que essa seja a verdadeira razão para o maior risco cardiovascular. A Associação Americana do Coração continua não listando o estresse emocional como um fator modificável de risco decisivo para doenças cardíacas, mas isso deve ser porque seja muito mais fácil diminuir o colesterol no sangue do que as interferências emocionais ou sociais.

Ao longo da história, o coração tem sido o símbolo da nossa vida emocional, considerado por muitos o centro da alma, o repositório das emoções.
Ao longo da história, o coração tem sido o símbolo da nossa vida emocional, considerado por muitos o centro da alma, o repositório das emoções.

O fato é que, a expressão “coração partido”, pode às vezes se referir a um coração partido de verdade. É preciso prestar mais atenção ao poder e à importância das emoções, para não alterar o coração e causar danos.

“Eu descobri que o estresse emocional é muitas vezes questão de vida ou morte.” Finaliza o cardiologista Sandeep Jauhar.

Estilo de vida: Surf
“O mar cria ilusões, a onda as questões, o surf as respostas.” Vício em dopamina, adrenalina na veia, busca incessante em domar o mar. Poucos esportes radicais proporcionam...
Como organizar a vida em meio a tanta correria
Se mesmo com dedicação e foco, você perceber que a tarefa não está fluindo, refaça o planejamento. Não desista e tente outra estratégia para conseguir finalizar aquilo que...
Devemos deixar o mundo melhor do que o encontramos
A questão é que não devemos apenas pensar no mundo para nós, mas sim para interesses futuros, é influenciar e garantir que instituições públicas e governamentais possam...
Você pode deixar de ser só um espectador
Portanto, posicione-se para todos os dias você se olhar no espelho e dizer “Eu sou uma pessoa íntegra”. Todos irão te olhar e apreciar o quão honesto você se tornou por...
Comunidades encontram soluções práticas para a crise climática
De alguns tempos pra cá, estamos precisando lidar com muitas mudanças climáticas, e outros fatores que influenciam, tanto positivamente quanto negativamente, porém, estamos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...