buscar
´

A linguagem modela nosso pensamento

O mundo inteiro é pautado de conhecimentos. Sejam lá eles quais forem, apenas de uma forma eles podem ser transmitidos para outras pessoas: Através da linguagem.

Vida
10 meses atrás
A linguagem modela nosso pensamento

A linguagem é extremamente mágica! Ela pode moldar nossas percepções, orientações, opiniões e até mesmo o nosso método de interagir com as outras pessoas. Pode parecer até que não, mas quando analisamos mais a fundo a linguagem, descobrimos seu poder que é pra lá de incrível!

Pensamento moldado

No mundo inteiro existem mais de 7 mil línguas existentes e faladas. Cada uma delas possui uma percepção única do mundo inteiro, podendo querer dizer a mesma coisa, mas as vezes de formas diferentes.

Por exemplo, estamos acostumados a usarmos os termos direita e esquerda para as direções, enquanto por exemplo existem algumas tribos que ao se comunicarem, utilizam coordenadas como leste e oeste para sua localização. Para nós, um tanto quanto estranho, para eles, algo simplesmente normal!

As vezes nem sempre na forma de coordenadas, mas também em palavras únicas em alguns dialetos ou até mesmo a forma de contagem pode ser alterada de acordo com a linguagem.

Diferentes formas de interpretação

A linguagem realmente altera completamente a percepção das pessoas e seu modo de pensar
A linguagem realmente altera completamente a percepção das pessoas e seu modo de pensar

A linguagem também pode dar uma percepção nova a várias coisas que nos cercam. Para começar, para nós, brasileiros, existe apenas uma cor azul (podendo essa ser clara ou escura), enquanto na Rússia a cor azul tem um nome único para os tons mais claros (goluboy) e outra para os tons mais escuros (siniy).

Também a forma que algo é dito, caso não seja expressado do jeito correto, pode causar estranhamento. Assim como para o português se fala “carro azul”, na língua inglesa o correto já seria “azul carro”, o que para nós soa estranho e vice-versa.

Alguns símbolos também podem ser interpretados de formas diferentes dependendo da língua falada. Por exemplo, no espanhol o Sol representa a masculinidade e a Lua a feminilidade, enquanto na língua alemã ocorre justamente o contrário. Curioso, não?

Os idiomas

A linguagem realmente altera completamente a percepção das pessoas e seu modo de pensar, e é justamente isso que a torna tão incrível!

Mas ultimamente nos deparamos com a extinção de várias línguas que acabam sendo substituídas pelas de países mais influentes como o inglês, por exemplo. Decretar a morte de uma língua não se refere apenas ao idioma, mas também a um modo de pensar distinto, originalizando uma padronização.

É justamente essa diversidade de línguas e pensamentos que fazem com que a linguagem seja algo tão complexo e encantador, pois afinal, ter uma única língua significa ter um único padrão de pensamento, algo que devemos querer cada vez mais distância!

Jeanne Calment: A supercentenária de 122 anos e 164 dias
Jeanne tinha o hábito de fumar dois cigarros ao dia e só parou com esse hábito aos 117 anos. Mas não pense que a mesma parou por conta da consciência do mal que fazia a...
Como fazer um casamento com pouca grana
Os convites são um mimo a parte. Embora sejam muito legais, só são utilizados uma vez para cumprir sua função de avisar do evento e depois são deixados de lado ou até mesmo...
As emoções alteram o formato do seu coração
Não há quem não use o símbolo do coração para representar o amor hoje em dia,o chamado coração metafórico, e ao longo do tempo, as figuras passaram a ser pintadas de...
Não deixamos a dor pra trás, seguimos em frente com ela
O tempo todo, o dia todo, todos os dias, no mundo todo, coisas terríveis estão acontecendo, as pessoas sofrem perdas profundamente marcantes e traumáticas todos os dias, ou...
Melhore a função executiva do seu cérebro
A função executiva é uma importante área do cérebro responsável pelos processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, raciocínio, flexibilidade de tarefas e...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...